sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O milagre da manhã...

Provavelmente, uma pessoa que acorda de mal humor nunca pronunciaria estes versos de Juan Ramon Jimenez:
Feliz raiar do dia
doçura instantânea da vida
na qual a realidade ainda mal acordada!
supera o sonho.
Muitas pessoas tem a sensação de que já a simples necessidade de se levantar de manhã é um desaforo. Adorariam ficar deitadas na cama tão aconchegante. Dormindo, perdem o feliz início do dia, a doçura instantânea da vida. Estão tão presas em suas resistência contra o dia que está raiando que nem percebem o encanto que ele traz consigo. Quem desperta do sono, de manhã, quem abre os olhos verdadeiramente, vivencia também o despertar da realidade. Para essa pessoa vale o provérbio:"Deus ajuda quem cedo madruga".
Depende só de mim como inicio o novo dia: se eu o vivencio como desaforo ou como promessa, se o dia deperta para mim ou se ele vem ao meu encontro sonolentamente, deslavado, despenteado, sem força, sem frescor. A doçura da vida existe. Mas precisa ser sentida. Olhos sonolentos não a enxergarão. E um coração que não desperta não pode perceber a realidade que está despertando.
Toda manhã quando saio para rezar o meu rosário, às 5h45, depois de rezar os salmos, sinto a "instantânea doçura da vida". O sol já se levantou sobre os montes. Seus raios passam pela as árvores. O frescor da manhã me envolve. Sinto-me envolvida na proximidade viva, refrescante e amorosa de Deus. Sinto o encanto da manhã: o milagre da criação que está despertando.