domingo, 14 de março de 2010

Semeando Dons...

"Quero expressar algumas palavras para as famílias. As vezes, a falta de busca do autoconhecimento pode ser fruto da falta de exemplo em casa, falta de referencial de equilíbrio, indispensável para a convivência sadia de uma família que dialoga, que guarda valores e princípios.
Quando ocorre uma indisposição para os valores - honestidade, ética, perdão, reconciliação, caridade, verdade, desprendimento, ousadia sadia, compaixão, fraternidade, amor, bondade, solidariedade, auxílio aos necessitados, partilha, temperança, equilíbrio e fortaleza - se perderam dentro de casa; pois as famílias foram sendo desagregadas. Em outros tempos, a hora das refeições era o melhor momento para reunir a família. Apesar deste momento ser restrito ao jantar, realizava-se em profunda comunhão. Todos tinham seus lugares à mesa. Os pais primeiros ouviam os filhos e somente após a apresentação das angústias e conquistas deles pronunciavam suas palavras de sabedoria. Era o momento em que se partilhavam valores sonhos que se realizavam antes mesmo de se tornarem realidades.
Pais atentos acompanham os filhos, ensina-os a fazer escolhas, a buscar algo mais do que superficial e, caso possuam uma convivência sadia, notam a carência estampada em seu rosto, aproximam-se e mostram como é preciso saber perder para ganhar. Ao final de conversa, por meio de um sorriso e um olhar dizem: Eu te amo meu filho... Sei quem você é e vou ajudá-lo a se conhecer". Pais que amam sabem que duas coisas são fundamentais para os seus filhos: Fé e estudo. O resto nasce das boas sementes."

Jesus bate em sua porta...