quinta-feira, 15 de outubro de 2015

A consideração...



               

               "Jesus olhou para ele e disse:"Só te falta uma coisa: vai,vende tudo que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu; depois vem e segue-me"(Mc 10,21)


    Jesus observa o jovem rico com os olhos do amor. Não se trata de uma observação no sentido de avaliá-lo, e sim no sentido de despertar algo nele. Por observá-lo com os olhos do amor, Jesus percebe do que ele necessita na vida, percebe o que lhe fará bem.
    A arte da consideração tende a estimular você a considerar os outros cada vez mais e a lhes mostrar como você deve a considerá-los.
    Jesus nos convida a olhar deste modo, portanto não devemos desprezar os outros, e sim olhar o céu sobre eles.

A Aceitação...




                "Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente toda vez que tiverdes queixa contra alguém. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós. Mas, acima de tudo, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição."(Cl 3,13s)


       Quem não aceita a si próprio também não é capaz de aceitar os outros sem preconceito. A verdadeira aceitação só é possível se estivermos prontos a suportar e perdoar. Devemos nos suportar tal como somos. E, quanto aos outros, não devemos apenas suportá-los, mas também considerá-los, de modo que se sintam acolhidos. O perdão nos liberta de estar constantemente preocupados com as mágoas que tenhamos recebido de outras pessoas. Simplesmente deixamos de lado essas mágoas. Pensemos nisso tudo e aproveitemos o tempo nos resta.

(O segredo do encontro)

A paciência...

         

                            "Tende paciência, irmãos, até a vinda do Senhor. Vede o lavrador: espera o fruto precioso da terra e tem paciência até receber a chuva do outono e da primavera. Tende também vós paciência e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.(Tg 5,7s)"

  A paciência também pode lhe ajudar quando você tem que suportar algo ou passar por uma situação difícil. Muitos conflitos, inclusive no casamento, não são solucionáveis de modo rápido. Justamente numa situação que não se resolve rápido é que você precisa do suporte da paciência, numa situação onde só se pode aguardar que a solução apareça.
  Mas a paciência não é uma atitude na qual você deva ficar para sempre lidando com o conflito. Na paciência também está a força de agir no sentido de alterar e transformar a situação.
  Na paciência, o tempo também tem uma atuação importante. Devemos dar tempo a nós e aos outros, para que se possa mudar algo. Sem paciência nos tornamos logo irritadiços, ficamos constantemente censurando os outros por não mudarem em nada.
  A virtude da paciência cresce nos nossos relacionamentos, podendo desenvolver, em cada um de nós, o crescimento do amor e da consideração.

(O Segredo do Encontro) (Anselm Grüm)