sexta-feira, 11 de junho de 2010

"O homem olha a aparência, mas, Deus olha o coração."(1Sm. 16,7)


"O coração é o lugar em que a pessoa encontra Deus, encontro que se torna plenamente efetivo no coração humano do Filho de Deus. Nas relações entre pessoas, certmente o que conta é a atitude interior. Mas o coração não está acessível ao olhar. Normalmente, o exterior da pessoa deve manifestar o que há no coração. Conhece-se, assim, o coração indiretamente, pelo que dele exprime o rosto, pelo que dele dizem os lábios, pelo que dele atestam os atos.
A Sagrada Escritura nos instrui dizendo:"o homem olha a aparência, mas, Deus olha o coração"(1Sm.16,7), e "este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim"(Is.29,13). Por iss, entrar em relação com Deus é "arriscar o coração"(Is.30,21), e para encontrar a Deus é preciso"buscá-lo de todo o coração"(Dt4,29), "amá-lo de todo coração"(Dt.6,5).
Mas o coração humano inclinou-se ao mau coração(Jr.7,24), nada mais lhe restando senão, rasgando o coração e, apresentando um "coração quebrantado"(Sl50,19), pedir que fosse criado um "coração puro"(Sl50,12), e um "coração novo" (Ez.18,31).
Deus promete realizar ele próprio o pedido:"Darvos-ei um coração novo, porei em vós um espírito novo, tirarei da vossa carne o coração de pedra e vos darei um coração de carne"(Ez.36,25).
Foi por Jesus Cristo que esta promessa se cunpriu."