sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Oração da noite...

"
"O Senhor olha do céu e vê toda a humanidade. Ele molda para eles um mesmo coração e está atento a tudo o que fazem. Eis que o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que esperam em sua misericórdia".(Sl.33,13)

"Senhor, agradeço-vos o dia que novamente me destes. Me acompanhastes por todo o dia e derramastes toda bênção. Abro na oração o céu sobre minha vida para que tudo o que eu fizer eu me lembre da imensidão do céu que está acima de mim. Abro o céu sobre as pessoas para as quais o céu parece cinzento e encoberto cujo olhar se volta apenas para o escuro. Abre Senhor, os vossos corações para a beleza de vosso céu, para a luz do vosso amor, fazei que sintam sobre eles o céu que dá sentido à sua vida, serenidade e descanso. Abro o céu sobre o mundo todo fazei com que, olhando para o céu, reconhecemos que vossa verdadeira morada está no céu que cada um de nós recebemos a promessa da vida e glória eterna." Amém!

O que é uma pessoa feliz?

Quando li a pergunta pensei: "essa é fácil". Mas bastou que eu parasse para pensar, e descobri que ela é, talvez, a pergunta mais difícil que pode ser feita. Então pensei: "O que considero uma pessoa feliz?" Posso responder à pergunta de maneira geral e abstrata: uma pessoa é feliz quando faz o que lhe dá prazer. Essa definição que considero verdadeira, nunca se realiza. A gente não está nunca fazendo só o que gosta. A vida nos obriga a fazer muitas coisas desagradáveis. Mas eu sei de duas condições que dão sentido à vida.
Primeiro, é preciso que a gente tenha alegria no que está fazendo. Quando a gente tem alegria no que está fazendo, a gente faria a coisa mesmo que não ganhasse nada. O fazer dá prazer.
Segundo, é preciso que a gente ame e seja amado. Amar e ser amado é isso: pensar numa pessoa auzente e sorrir. Ficar feliz sabendo que ela vai voltar. Ter alguém que escute e dê colo, sem dar conselhos. Andar de mãos dadas conversando abobrinhas. Olhar nos olhos da pessoa e sentir que eles estão dizendo:"Como é bom que você existe!"Ser simplesmente, sem pensar que há um par de olhos nos vigiando para nos cobrar algo. Conversar madrugada afora sem pensar em sexo.
Guimarães Rosa disse mais ou menos o seguinte:"A coisa não está nem na partida e nem na chegada. Está é na travessia". A felicidade não acontece no final, depois da transa, depois do casamento, depois do filho, depois da formatura, depois de construída a casa, depois da riqueza, depois da viagem. A felicidade acontece no dia-a-dia. Felicidadeé fruto na beira do abismo. É preciso colhê-lo e degustá-lo agora. Amanhã, ou ele já caiu, ou você já caiu...
Para concluir: Tudo isso sem Deus você não chegará lá.... não sentirá o verdadeiro prazer... Ele completa tudo todo vazio e nos dá a felicidade ETERNA.