terça-feira, 5 de abril de 2011

O RESSUSCITADO E AS MULHERES.

A mulher era uma figura esquecida na cultura judaica e excluída pelo patriarcalismo dominante na sociedade daquela é poca. Entretanto, Jesus inseriu em sua agenda de profeta e de libertador o resgate da força feminina, indispensável à dinâmica do Reino cujos alicerces ele veio lançar. Durante sua vida pública, não perdeu oportunidade de defendê-la e de abrir-lhe as portas que lhe foram fechadas por preconceitos culturais.
Mas é sobretudo depois de sua ressurreição que ele demonstra confiar no valor da mulher, escolhendo-a como primeira anunciadora do maior acontecimento da história.Com tal preferência, Jesus não liberou os apóstolos da missão de anunciar a novidade da ressurreição. Apenas quis enfatizar que as mulheres, consideradas incapazes de participar ativamente na sociedade, são também protagonistas da história da salvação, ao lado de sua mãe, Maria.
Apesar de todos os desafios da hora presente, é urgente que a ordem seja cumprida para que os frutos da ressurreição não permaneçam armazenados nos celeiros dos egoístas e dos acomodados, mas sejam aproveitados como sementes de uma civilização cristã renovada. Vamos lá mulheres! sejamos dóceis ao chamado do nosso Mestre e Senhor Amado.