terça-feira, 13 de outubro de 2009

O silêncio onde o coração se dá à Presença...


Um dos valores mais essenciais à vida, um dos mais saqueados pelo homem... Quantos jovens não são acometidos de surdez por causa de boates ou discotecas? Quanta dependência dos aparelhos de som portáteis.
Urgentemente, encontrar esse lugar original em que tudo canta, tudo vibra ainda, como na primeira manhã. Lugar preservado que Deus nunca dixou de habitar: o silêncio.
É urgente educar para o silêncio. Que caminho de cura interior! É uma experiência purificadora. A pessoa se encontra diante de si, numa nudez, num despojamento insustentáveis, se Deus não se torna bem depressa o hóspede importante. Mesmo no centro das cidades, vivendo nos lugares mais ensurdecedores, recolher-se por alguns instantes durante o dia é sempre possível. Fazer um minuto de silêncio para Deus de manhã ou à tarde torna o dia e a noite mais tranquilos.
Em Deus tudo é silêncio, pois pois Ele é só Paz e Amor: Silêncio que pacifica o coração, unifica a alma. Silêncio do coração que se exprime pela castidade dos lábios. Lábios que só se abrem para palavras de bondade, de caridade ou para a oração. Lábios purificados pelo silêncio para poder proclamar a Palavra de vida: O Anjo da Paz não só ensinou as crianças de Fátima a rezar, mais muito mais, ele os megulhou no intenso silêncio interior, a ponto de terem sido incapazes de falar disso aos outros, e até entre eles. Só revelaram essas aparições bem mais tarde. Mais ao contrário, não puderam calar-se após as aparições da Virgem.
Falei da pequena fonte no fundo do coração,mas "as águas de Siloé correm mansamente" (Is 8,6). É preciso esticar a orelha para ouvir o Espírito cochichar.