sexta-feira, 16 de outubro de 2015

A humildade.....





                 "Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim,que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para vossas almas."(Mt 11,28).

      Pessoas humildes não são pessoas que se diminuam ou que se sinta oprimidas diante de qualquer tarefa, pois se considerarem incapazes das mesmas. Humildes são aqueles que tem a coragem de assumir a própria realidade e, nela, comportam-se modestamente. Tais pessoas sabem que todos os abismos desse mundo estão também contidos nelas, portanto não condenam ninguém.
      Rezemos para que possamos ser humildes de verdade, e assim seremos completos e realizados.

A fidelidade....





   
       "Verdadeira é esta palavra: Se perseveramos, com Ele reinaremos. Se somos infiéis, Ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo."(2Tm 2,11-13)


    Hoje a fidelidade está fragilizada. Após os juramentos de eterna fidelidade no casamento tem acontecido a muitíssimas pessoas a quebra da união após um curto tempo. Muitos têm medo de se unir fielmente uma pessoa, pois sabem muito bem que não podem garantir seus sentimentos.
    No entanto, nós ansiamos por pessoas fiéis que se mantenham ao nosso lado e nos deem acolhimento e segurança.
    A fidelidade de Deus nos capacita a sermos fiéis a nós mesmos e aos outros.      

A gratidão...



              "Dou graças continuamente por vós a Deus, pela graça divina que vos foi concedida em Cristo Jesus. Porque nele fostes enriquecidos em tudo: em toda a palavra e em todo o conhecimento."(1Cor 1,4s).


      Para que nos sintamos bem em nossas relações é necessária também a atitude de gratidão. Pessoas ingratas tornam suas vidas reciprocamente difíceis.
      Gratidão é o pensamento do coração. A pessoa grata pensa com o coração. O ingrato não é uma pessoa no sentido exato da palavra. Não pensa no que sua vida significa de fato, na verdade esquece-se disso.
      Quem reflete sobre sua própria vida  não pode ter outra postura senão ser grato por tudo que Deus lhe deu.
       Só pessoas gratas podem assumir amizades e viver bem em comunidade.

O desprendimento...







            "Pois que quiser salvar sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por amor de mim, esse a salvará."(Lc 9,24)

      Desprendimento significa: deixar o passado para trás, sepultar o passado, não ficar constantemente trazendo-o à tona, não ficar continuamente observando o outro com censura. Mas desprendimento também é deixar de lado nossos conflitos pessoais.
     Se estou sereno, também posso observar tudo à minha volta com serenidade. Não fico reagindo o tempo todo com irritação porque a realidade não corresponde às minhas idéias. Eu deixo as coisas serem conforme são.