sábado, 31 de outubro de 2009

A oração pessoal...*


"Quando se descuida da oração pessoal, Deus começa a transformar-se em uma realidade cada vez mais ausente, distante e inexistente e acaba por ser apenas um conceito; num círculo vicioso implacável, vai se perdendo a vontade de estar com Ele. À medida que isso acontece nascem, crescem e dominam os inimigos: o amor próprio, a suscetibilidade, o mau humor, o orgulho... Tudo isso fui observando em mim mesmo. Assustei-me e cheguei à conclusão de que os tempos fortes de oração pessoal dedicados explicitamente a cultivar o convívio e a amizade com o Senhor são assuntos de vida ou de morte para a vida espiritual".
Também percebí nitidamente outra coisa: como é fácil deixar Jesus, para se dedicar às coisas de Jesus! Racionaliza-se com enorme facilidade afirmando que as urgências apostólicas tem prioridade em tudo, e, hoje, o mais importante não é rezar, e sim comprometer-se com os necessitados.
Como consequência vai se deixando Jesus num segundo plano. Resultado imediato: Jesus deixa de ser aquela presença gratificante, e, por esse caminho, ele acaba virando um 'Jesus Cristo congelado', desencantado. Sendo assim, sem um Jesus Cristo vivo, que sentido tem a vida evangélica, o celibato, a renuncia, o negar-se a si mesmo, o devolver o bem pelo o mal, o perdoar o inimigo? Tudo se transforma em repressão e nada tem sentido. Então tomei consiência da maneira como, tão insensivelmente, podia cair nesse círculo mortal, e que valem as elevadas experiências de tempos passados se não se perseveram? Tomei uma firme ressolução: Já que durante o dia as atividades não me permite ter meu tempo forte de oração decidi madrugar todos os dias e dedicar sessenta minutos à oração pessoal, para cultivar minha amizade com o Senhor."

*Oração do dia...*


"Deixo tua luz entrar e invadir meu coração!
Aja nele, Senhor!
PRECISO MUITO DE TI!