sexta-feira, 23 de abril de 2010

A Montanha...


" Elo entre Céu e Terra..."
Mateus inicia o Sermão da Montanha com a significativa sentença:"Quando Jesus viu as muitas pessoas, ele subiu a uma montanha"(Mt.5,1).
Em algumas religiões, a montanha é o lugar da proximidade especial a Deus. É o elo entre Céu e Terra e, assim, o local privilegiado para o encontro entre Deus e os seres humanos. Muitas vezes, Deus é adorado sobre a montanha. E muitos consideram a montanha sagrada como o centro, o umbigo do mundo. A subida para o seu cume simboliza o caminho interior da purificação das pessoas. Assim João da Cruz, descreve o caminho místico da purificação como subida ao Monte Carmelo. Muitas vezes, nas montanhas, acontecem ritos de iniciação, por serem compreendidas e experienciadas como centros de força espiritual.
Quando subimos com Cristo à montanha, encontramos alí ele mesmo, como aquele que cura as nossas doenças e carrega a nossa fraqueza. E "com Jesus veremos, no cume almejado, todos aqueles bens que a palavra mostra a cada um que lhe segue a essa altura".
Sou uma grande privilegiada não só porque subo a essa montanha, mais moro nela. Estou sempre no contato com esse nosso Deus maravilhoso.