quinta-feira, 29 de outubro de 2015

O compartilhamento...

   

          "Os proprietários de campos ou casas vendiam tudo e iam depositar o preço da venda aos pés dos apóstolos."(At 4,34s)

  Os antigos cristãos se distinguiam em seu ambiente pelo o hábito de repartir  seus bens entre si.
  Como dividiam tudo o que tinham, possuíam o suficiente. E o compartilhamento dos bens fortaleciam sua comunidade.Eles eram"um só coração e uma só alma"(At 4,32). Eles se reuniam unânimes no templo, sentiam a unidade inclusive a prece em comum.
  Muitas pessoas sentem dificuldade de compartilhar seu dinheiro, suas idéias e seu tempo. Tem medo de ficar pobres ou perder alguma coisa.
 A comunidade só é possível onde as pessoas compartilham tudo o que possuem. São Bento pedia para os seus irmãos monges dividir tudo em comum e deixassem de lado qualquer privilégio de posse privada.

   *O Segredo do Encontro*

A tristeza...



    




           "Felizes os que choram, porque serão consolados"(Mt,5,4)

Jesus coloca os entristecidos como abençoados, porque serão consolados.A tristeza não está sempre associada ao falecimento de uma pessoa querida.Também no casamento e nas amizades ocorrem coisas que entristecem.
Ficamos tristes por causa de aspectos que mudaram em nossos casamentos, por nos decepcionar-mos com relação ás idéias que tínhamos sobre o amor, por aquilo que se tornou medíocre.
No fundo da alma também posso observar a relação de volta realista: sempre podemos contar um com o outro; por exemplo, constituímos uma família, podemos ser gratos pelos filhos que temos.


*O Segredo do Encontro*

O Pranto..




Os que semeiam com lágrimas colhem com júbilo. Ao sair, ia chorando, levando a bolsa de sementes; ao voltar ,vem cantando, trazendo seus feixes.(Sl 126,5s)

"A semeadura é associada ao pranto, e a colheita ao júbilo. Nenhum de nós semeia para não colher nada. Ambas as coisas fazem parte da nossa vida. Mas, quando choramos, muitas vezes tememos que não cessaremos de chorar. Preferimos ocultar nosso choro; é desagradável para nós, chorar diante de outra pessoa; costumamos nos censurar se o fazemos.
   Às vezes é também o nosso orgulho que nos impede de chorar.
   Por outro lado, nos lamentamos quando não conseguimos mais chorar.
   Mas também existem as lágrimas de alegria. Às vezes choramos de felicidade. Mas só pode chorar de felicidade aquele cujas lágrimas escorrem também na tristeza e na dor.
*O Segredo do Encontro*