sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Saudade é um sentimento urgente...

"Hoje eu passei o dia meio de bobeira, sem fazer nada, a não ser lembrando dos momentos maravilhosos que vivi; eu que gosto de internalizar as coisas, deixei os pensamentos ir profundo no meu coração; não deixei que ficasse nada pela a metade do que vivi; isso, acredito que não quer dizer que não haja equilíbrio das coisas, mas que enfim, eu gosto de sentir, ver, perceber, tocar...e no meio disso tudo veio um suspirar ao final da noite de tudo percebido, ouvido e tocado. Que Ele é tudo o que preciso.
Gosto de quando as coisas saem do comum, quando saem da mente e tocam o coração, saem das palavras e se tornam vida; foi isso que Ele fez: "A palavra se fez carne, Ele, Jesus também gosta de ser sentido, tocado, amado, percebido, notado... e foi assim que hoje tudo se tornou nada... e Ele se faz suficiente como o oxigênio; eu sei que parece algo tão romântico ou sei lá tão emocional...mas, quem disse que o que sentimos ou percebemos não é o Senhor nos movendo para Ele? Sei que tudo que vem dEle é verdade, pois Ele é a verdade...
Em solicitude, em solidão nada mais me falta porque fui visitada notada acariciada, amada por Deus esses dias que fiquei com os meus dois filhos consagrados... como não poderia me comover?

Esquecer...

"É preciso esquecer devagar, se a pessoa tenta esquecer-se de repente, a outra pode correr o risco de ficar para sempre"

PS... "Como essa folha em branco devemos ser, para Deus escrever a nossa história... só temos que assinar em baixo."
Mesmo que seja breve o existir nesse mundo, o tempo de Deus é para sempre.

A Pobreza....

O que é????
Há muito modos diferentes de viver a pobreza. Os franciscanos tem uma regra própria que define como devem viver a pobreza; os salesianos tem outra regra, os jesuítas também tem uma regra diferente que define como vivem a pobreza. Cada comunidade, normalmente tem uma regra própria que estabelece critérios.
Há uma página do Evangelho bem forte, que explica a medida da pobreza que Cristo pede a nós. É a passagem do Jovem Rico. Esse jovem aproxima-se de Jesus, todo zeloso, todo fervoroso, e pergunta:"Bom Mestre, que devo fazer para herdar a vida Eterna?" E Jesus responde:"Conheces os mandamentos: não cometerás adultério, não mates, não roubes, não levantes falsos testemunhos, honra teu pai e tua mãe;"Então o jovem rico, todo feliz, diz:"Tudo isso tenho guardado desde a minha juventude".Lc.18,21. E Jesus dá o "tiro da misericórdia:" uma coisa ainda te falta. Vende tudo o que tens, distribui aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois vem e segue-me" Lc,18,18.20-22.
O Jovem rico não diz nada. Pensa um pouco e ...o que faz? vai embora triste cf.Mc.10,22.
Muitos se detêm no fato de ele ir embora. Não...ele vai embora triste. É esse o ponto chave. Cristo nos deixa livres, jamais nos impõe alguma coisa. Essa é uma grande verdade na vida de Deus. Ele sempre nos deixa livres, dá-nos a inspiração, faz-nos sentir no coração como devemos agir. Mas, depois, continuamos terrível e tragicamente livres, para dizermos não ou dizermos sim, para sermos mais ou menos generosos na resposta àquele amor. O jovem rico vai embora triste porque tem medo, quer segurança, não quer perder a segurança que a riqueza lhe dá, e não confia, não acredita que, seguindo Jesus, terá uma grande riqueza a mais de todas as riquezas.
É isso que acontece com frequência em nossa vida. O Senhor passa e pede-nos, em diversas medidas, que vendamos tudo.
Agora eu pergunto: O que é preciso para vender tudo? porque talvez Jesus peça a você, que não possui um centavo sequer, que deixe igualmente tudo. Talvez não se trate de milhões que você ganhou com esforço, mas talvez seja um apego específico. O Senhor pode, por exemplo, pedir que você perca o apego à sua imagem, ao seu querer aparecer interessante fascinante simpático. Não é brincadeira. Pede-nos radicalismo no vender TUDO. Meditemos a nossa pobreza.o