sábado, 29 de agosto de 2009

É necessário viver nossa Fé em comunidade...


Com frequência se ouve isto: "Eu não vou à Igreja, mas rezo em casa".
Não se pode comparar "a sua reza" em casa com a força do Corpo e Sangue de Cristo e com a Palavra de Deus na Igreja. Diz Cristo: "Se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia" (Jo 6,53-54).
A Fé precisa ser vivida em comunidade, na Igreja. No meio de tanta corrupção e miséria, a Igreja é, hoje em dia, o único lugar de refúgio do povo, para ele se sentir bem perto de Deus.
A Igreja é a única guardiã dos valores do Reino de Deus: do amor, da verdade, da honestidade, da justiça, da caridade, da solidariedade com os pobres... Ela é única depositária deles. Digo a única, porque a família e a sociedade passam por uma grande crise.
Muitos, querendo justificar sua Fé em Deus e ao mesmo tempo sua ausência da Igreja, colocam como desculpas que "rezam em casa e que Deus está no seu coração". A verdade é que falta sinceridade consigo mesmo. Deus não é levado em consideração em sua vida. Por que?
Porque Deus sempre incomoda, exige fidelidade, conhecimento e prática de Fé. Por isso, é mais cômodo deixá-lo de lado, não segui-lo. Sua presença é um convite permanente aos autênticos valores: o amor, a fraternidade, a justiça, a caridade, a honestidade, a assumir as consequências de sua responsabilidade como cristãos.
Excluindo Deus da sua vida, evitam esses compromissos.
Pensemos um pouco nisso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário