quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O Despertar da Natureza...

"Tagore descreve sua vivência como um despertar. Ele expressa algo que diz respeito a todos nós: muitas vezes estamos dormindo e nem percebemos o que está acontecendo em torno de nós. Não percebemos a beleza. Não percebemos a felicidade que está ao alcance de nossa mão. Procuramo-la em outros lugares, em nossos sonhos, em ilusões que criamos. A condição para experimentar prazer é DESPERTAR. Somente quem abre os olhos é capaz de perceber o que existe. Quem desperta é como Tagore, que sente que viveu, até então, como num cárcere. Em um de seus poemas mais belos, que também é uma oração, Tagore pede que Deus rompa o cárcere, para que ele possa ouvir os passarinhos cantar e sentir o raio de sol em seu corpo:
Tão grande é minha felicidade, tão profundo o prazer, estou encantado pela vida. Minha vida despertou hoje, não sei por que; De longe escuto as canções do mar a murmurar. Ai, insensível e terrível está todo o meu corpo. Rompe o cárcere, golpe por golpe. Quão maravilhosamente cantam hoje os passarinhos.
UM RAIO DE SOL ME TOCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário