sábado, 24 de abril de 2010

Sermão da Montanha...


" FELIZES OS QUE SÃO PUROS NO CORAÇÃO, POIS VERÃO A DEUS."
O coração puro é simples, luminoso, coerente.
Jesus parte do pressuposto de que não temos essa pureza simplesmente dentro de nós. É verdade que há pessoas nas quais encontramos, desde pequenas, algo límpido e inocente, lógico e autêntico. Um encontro com tais pessoas nos faz bem; esclarece algo em nós. Mas também é nossa tarefa purificar as próprias emoções que continuamente, no dia a dia, se misturam sem querer com as emoções exteriores.
Para Jesus o olho claro, "límpido", é a característica de um coração puro: "seu olho dá luz ao corpo. Quando seu olho está límpido (puro), também seu corpo inteiro estará iluminado"(Lc.11,34). Jesus nos aconselha a permitir que essa luz brilhe, iluminando nosso corpo e espantando toda a escuridão interior. Percebo em mim mesmo como as vezes é difícil manter assim o coração. Pois diariamente faço a experiência de que as minhas emoções se misturam com as emoções ao meu redor e, assim, pertubam meu coração. Inconscientemente, adoto humores e juízos de outras pessoas e nem sequer percebo que estou usando palavras delas e permitindo ser influenciado por opiniões alheias. Nessas situações, noto a grande importância de, incessantemente, purificar minhas emoções. Para mim um modo essencial de fazer isso é a meditação. Sento-me silenciosamente diante de Deus contemplo a natureza as apresento ao Pai, para que a luz e seu amor penetrem o meu coração e rezo a oração de Jesus:"Senhor Deus, tenha piedade de mim!". E então sinto algo dentro de mim se clarear e se purificar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário