sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A Pobreza....

O que é????
Há muito modos diferentes de viver a pobreza. Os franciscanos tem uma regra própria que define como devem viver a pobreza; os salesianos tem outra regra, os jesuítas também tem uma regra diferente que define como vivem a pobreza. Cada comunidade, normalmente tem uma regra própria que estabelece critérios.
Há uma página do Evangelho bem forte, que explica a medida da pobreza que Cristo pede a nós. É a passagem do Jovem Rico. Esse jovem aproxima-se de Jesus, todo zeloso, todo fervoroso, e pergunta:"Bom Mestre, que devo fazer para herdar a vida Eterna?" E Jesus responde:"Conheces os mandamentos: não cometerás adultério, não mates, não roubes, não levantes falsos testemunhos, honra teu pai e tua mãe;"Então o jovem rico, todo feliz, diz:"Tudo isso tenho guardado desde a minha juventude".Lc.18,21. E Jesus dá o "tiro da misericórdia:" uma coisa ainda te falta. Vende tudo o que tens, distribui aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois vem e segue-me" Lc,18,18.20-22.
O Jovem rico não diz nada. Pensa um pouco e ...o que faz? vai embora triste cf.Mc.10,22.
Muitos se detêm no fato de ele ir embora. Não...ele vai embora triste. É esse o ponto chave. Cristo nos deixa livres, jamais nos impõe alguma coisa. Essa é uma grande verdade na vida de Deus. Ele sempre nos deixa livres, dá-nos a inspiração, faz-nos sentir no coração como devemos agir. Mas, depois, continuamos terrível e tragicamente livres, para dizermos não ou dizermos sim, para sermos mais ou menos generosos na resposta àquele amor. O jovem rico vai embora triste porque tem medo, quer segurança, não quer perder a segurança que a riqueza lhe dá, e não confia, não acredita que, seguindo Jesus, terá uma grande riqueza a mais de todas as riquezas.
É isso que acontece com frequência em nossa vida. O Senhor passa e pede-nos, em diversas medidas, que vendamos tudo.
Agora eu pergunto: O que é preciso para vender tudo? porque talvez Jesus peça a você, que não possui um centavo sequer, que deixe igualmente tudo. Talvez não se trate de milhões que você ganhou com esforço, mas talvez seja um apego específico. O Senhor pode, por exemplo, pedir que você perca o apego à sua imagem, ao seu querer aparecer interessante fascinante simpático. Não é brincadeira. Pede-nos radicalismo no vender TUDO. Meditemos a nossa pobreza.o

Nenhum comentário:

Postar um comentário